Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!

1/25/18

Quem é o novo consumidor magistral?

Você conhece o novo consumidor magistral?

O mundo evoluiu muito e, hoje, as pessoas podem realizar diversas tarefas e serviços sem precisar sair do conforto do seu lar. Existem diferentes nuances comportamentais novas para as quais o Setor Magistral precisa ficar atento. Conhecer as gerações BB, X, Y e Z é de grande relevância nesse sentido. Cada uma possui características que altera a maneira como pesquisa, compram, dividem opiniões e cuidam da saúde.

Então, pense bem: será que a sua farmácia está falando a língua certa?

Quem é o novo consumidor magistral?

Para entender melhor o novo consumidor magistral é essencial perceber como a popularização, o acesso e a apropriação das novas tecnologias impactaram os mercados e os próprios hábitos das pessoas.

Hoje, quem nunca comprou pela internet? Está se tornando cada vez mais comum, sobretudo entre as gerações mais recentes. É muita praticidade! Todavia, é muita exigência também. Não é mais tão fácil agradar ou tentar esconder os erros. Tudo fica exposto muito rápido. A informação voa!

Os celulares se tornaram computadores de mão. Mais fácil ainda para comprar e compartilhar experiências. É a tecnologia empoderando o consumidor - e o consumidor magistral não é exceção nessa relação.

Olhando para as gerações

Quer se comunicar com o novo consumidor magistral? Fique de olho às gerações:

  • Geração Z: Como nasceram a partir da metade da década de 90, são pessoas que vivem na era digital, com a tecnologia ao seu dispor. Essa geração está mais familiarizada com o universo online e usa o celular para direcionar suas vidas. Além disso, são pessoas que têm forte influência sobre seus familiares, mudam o mercado e hábitos sociais.
  • Geração Y: Engloba indivíduos mais exigentes e com opinião forte. Exercem grande influência nos hábitos de compras, buscando valores de marcas, comparando preços e diferenciais competitivos. Podem comprar por impulso, mas estão sempre em busca de produtos personalizados e que não agridem o meio ambiente.
  • Geração X: São pessoas que nasceram na era da globalização e que buscam ter novas experiências. Usam a internet para facilitar suas vidas e focam em produtos que proporcionam maior interatividade e credibilidade.
  • Baby Boomers: Mais velhos da lista, os Baby Boomers prezam por estabilidade financeira, por isso estão sempre a procura de itens de ótima qualidade, com bons preços e lojas que transmitam segurança as suas operações. São menos "ousados" e um pouco mais resistentes às novidades.

Então, onde se encontra o seu público-alvo?

Tecnologia sim. Humanização também!

Não é porque são chegados dos recursos tecnológicos que os novos consumidores são alheios ao atendimento humano. Pelo contrário. Eles exigem uma equipe rápida e capacitada a surpreender na simpatia, disponibilidade e capacidade de resolver problemas.

É importante observar essa questão e preparar todos os canais da sua farmácia para desenvolver um bom atendimento. O Call Center com conceito de loja independente precisa fazer parte da sua estratégia. Isso porque ele abrange as mais variadas mídias para oferecer um suporte próximo e descomplicado ao cliente. Sim, é necessário correr atrás dele!

Contudo, é necessário ser objetivo e, ao mesmo tempo, "humano". O novo consumidor magistral quer poder conversar com você, quer sentir que há alguém por trás da tela pronto para dialogar.

Nós da L&L Consultoria acompanhamos o mercado magistral de perto. Por isso, e graças a nossa experiência, estamos sempre criando soluções adequadas aos cenários atuais e às necessidades de quem pode fazer o seu negócio acontecer.

Entre em contato conosco, conheça nossa Consultoria Magistral e nossas soluções para o seu caso!