Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!
Atendimento ao idoso na farmácia: Como melhorar?
Por diversos fatores, a terceira idade é um dos públicos mais chegados das farmácias de manipulação. Os cuidados com a saúde e a busca constante pelo bem-estar na longevidade vêm tornando essa proximidade ainda mais estreita. Por isso, é essencial estar atento ao modo como o atendimento ao idoso na farmácia é desenvolvido.
Vem com a gente, pois esse será o assunto de hoje.
Idosos como decisores de compra
Segundo dados do levantamento Nielsen, 12,5% da população é constituída por pessoas com 60 anos de idade ou mais. Desse número, 38% das donas de casa, decisoras e responsáveis pela manutenção do lar, já possuem mais de 50 anos. E esse mesmo público é responsável por 40% dos gastos com bens de consumo não duráveis, como itens de higiene e perfumaria.
Ou seja, para as farmácias de manipulação atentas às tendências e, principalmente, ao foco do seu público-alvo, existem grandes e frutíferas oportunidades de negócio. Mas há muitas melhorias a se fazer.
Por que investir em um bom atendimento ao idoso?
Naturalmente, todos devem ser bem atendidos. No entanto, providenciar um atendimento ao idoso caprichado é capaz de garantir benefícios como:
- Fidelização de clientes: Pois idosos costumam sempre retornar aos locais e que foram bem atendidos e nos quais sentiram confiança.
- Garantia de compras mensais e/ou semanais: Tendo em vista que, segundo o levantamento Nielsen, idosos gastam em média R$ 50,00 a cada visita e apresentam um ciclo de compra muito mais rápido que as demais faixas etárias.
- Recomendação de compra: Pessoas da terceira idade compartilham suas experiências com produtos, indicam os que gostaram, comentam sobre as farmácias e falam sobre os resultados que puderam sentir, sobretudo com familiares e amigos.
Dicas para garantir um bom atendimento ao idoso
É importante pensar que a farmácia de manipulação e o farmacêutico são uma das primeiras oportunidades de acesso da população a um profissional de saúde.
No caso dos idosos, a atenção desprendida precisa ser ainda maior, mais paciente e acolhedora. Ouvi-los com atenção é um excelente começo, pois essa faixa etária costuma ser bastante afetuosa e carente de comunicação, além de estar inclinada a dividir com os atendentes suas preocupações e necessidades.
O atendimento focado no público-alvo e os detalhes no ponto de venda fazem toda a diferença. Invista em:
- Lojas com fácil acesso e estrutura de atendimento adequadas com cadeiras, sinalização e rampas;
- Comunicação apropriada com visual simples e linguagem de fácil entendimento;
- Portfólio de produtos apropriado para esta faixa etária e dispostos de modo a facilitar a visão e o acesso;
- Conheça os produtos oferecidos no seu ponto de venda e saiba reconhecer os benefícios de cada linha. Avalie a possibilidade de consultoras de beleza ou profissionais que possam esclarecer dúvidas sobre os produtos e realizar sessões de experimentação;
- Para as farmácias de manipulação, é interessante considerar a prestação de serviços de assistência personalizada, que inclui a gestão completa da medicação, desde a interação medicamentosa, até a rotina de consumo e riscos dos efeitos adversos. Para começar, enfoque nas condições crônicas mais comuns da terceira idade, como hipertensão e diabetes;
- Crie um canal de comunicação direto com seus pacientes, a fim de lembrá-los da reposição dos remédios e descontos especiais, de acordo com as suas últimas compras;
- Não descuide da simpatia! Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indicam que 74,1% dos idosos deixam de frequentar farmácias em que foram mal atendidos. A maior das queixas diz respeito a vendedores impacientes (35%).
Conquiste um público fiel na era da longevidade
Aplicando essas dicas e desenvolvendo canais e táticas cada vez mais personalizados de acordo com a personalidade de compra do seu cliente, o atendimento ao idoso passará a ser o precursor de uma área de grande sucesso em sua farmácia de manipulação.
Em tempos de cuidados com a saúde e de uma expectativa de vida elevada, é uma grande oportunidade de mercado focar e desenvolver o quanto antes estratégias para este tipo de público.
Entre em contato e conte com a Consultoria Magistral da L&L Consultoria para desenvolver o seu negócio junto às possibilidades mais promissoras do mercado. Sua farmácia pode ir mais longe!
Referências: Guia da Farmácia, SBVC.
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