Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!

6/21/17

6 indicadores de resultados da visitação médica

As estratégias em Visitação Médica podem aumentar consideravelmente o número de prescrições de fórmulas magistrais. É importante planejar cada detalhe e seguir Indicadores de Resultados pré-determinados. Os indicadores são utilizados para acompanhar o desempenho e promover uma gestão eficaz em sua farmácia magistral. Com os dados em mãos fica muito mais simples tomar decisões que terão grande influência sobre os retornos do negócio.

Conheça abaixo os principais Indicadores de Resultados que devem ser utilizados na Visitação Médica.

1. Metas de fórmulas magistrais por médico

A Visitação Médica não deve ser feita de maneira igual para todos os profissionais. É necessário entender o perfil do médico e estabelecer argumentos convincentes, baseados em conhecimento adquirido por meio de treinamentos e estudos. Ao saber o potencial de cada cliente em potencial é possível traçar uma meta de fórmula por médico. As metas personalizadas são realistas, tornando os desafios motivantes e plausíveis de serem alcançados.

2. Metas de preço médio

O preço médio é a divisão do total de vendas em Reais (R$), pela quantidade de unidades vendidas. Com ele é possível saber a média geral dos preços. Este indicador facilita a gestão de produto. Definir e acompanhar essas metas ajudam a analisar a concorrência, permitindo saber se a farmácia está com bons resultados em vendas quando comparada com os seus concorrentes.

3. Orçamentos rejeitados em R$ por médico

Esta métrica permite examinar caso a caso os orçamentos que foram rejeitados. A partir dos dados obtidos, a construção dos planos de ação se torna mais estratégica. Em determinados contextos, o melhor a fazer é deixar de oferecer algum produto X e tentar vender um outro produto Y, que combine mais com o perfil do médico. Testar outras vendas pode ser um bom caminho para identificar outras possibilidades de negócios.

4. Resultados mês a mês por médico

O indicador de resultados por mês para cada médico mostra o cenário de venda atual. Com ele é possível entender em quais períodos as demandas por fórmulas magistrais são maiores. É necessário pesquisar as causas que levam as vendas serem maiores em determinadas épocas do ano. Por exemplo, os meses que antecedem o verão podem aumentar as vendas de fórmulas para o corpo. A compreensão desses dados aproxima o visitador de seu cliente e o deixa mais preparado para oferecer itens com mais chances de serem prescritos.

5. Resultados acumulados

Os resultados acumulados expressam os lucros e os prejuízos obtidos ao longo do período analisado. Ele retrata o montante e fornece uma vitrine de como foram as vendas. Esse painel geral deve ser compreendido quando atrelado aos outros indicadores. As métricas sempre devem ser observadas individualmente e também em grupo, com o objetivo de detalhar as causas de cada resultado.

6. Resultado % de prescrição por especialidade

A distinção dos resultados por especialidade revela quais tipos de fórmulas são mais prescritas em determinada área médica. Este indicador contribui para uma melhor segmentação do público-alvo. O entendimento das demandas enriquece o know how de vendas da farmácia magistral e possibilita trabalhar estratégias para cada especialidade.

Além dos indicadores, a geração de gráficos facilita a visualização dos resultados. Gráficos que demonstram os resultados da visitação por médico e por especialidade, por exemplo, vão detalhar ainda mais os efeitos das ações passadas. Enxergar os resultados permitirá adotar passos mais assertivos, que tragam ainda mais retorno sobre o investimento.

Com o objetivo de ajudar a sua farmácia de manipulação a vender mais e de maneira melhor estruturada, a L&L Consultoria desenvolveu uma ferramenta interativa que contempla todos os indicadores em apenas uma plataforma.

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