Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!

9/22/17

Importância da entrega nas vendas da Farmácia de Manipulação

Existem muitos fatores que, somados, tornam uma Farmácia de Manipulação completa. Infelizmente, apenas a qualidade dos produtos e do atendimento não basta: é preciso investir nos processos de entrega.

Queremos que as vendas da Farmácia de Manipulação evoluam, que o seu negócio cresça de maneira consistente. Por isso, vamos esclarecer melhor o assunto.

Vendas da Farmácia de Manipulação: Compra, entrega, marca

Juridicamente falando, a entrega de uma farmácia não pode ser terceirizada, como vemos comumente em outros setores. A responsabilidade por ela é toda da empresa, ou seja, do seu negócio.

É de extrema importância se atentar a essa parte do processo, pois o cliente não distingue a entrega do processo de compra ou da imagem da marca: se uma for ruim ou apresentar algum problema, consequentemente a outra parte também será afetada.

Para ter um bom processo de entrega é necessário contar com um profissional entregador que esteja alinhado à cultura e aos valores da empresa. É essencial que ele se sinta parte da organização!

O papel do entregador e seu impacto nas vendas da Farmácia de Manipulação

Primeiro de tudo, o funcionário deve estar bem integrado ao time e seguir algumas normas para que a entrega ocorra da melhor maneira possível. Entre elas:

  • Realizar as entregas nas residências dos clientes, obedecendo a sequência de itinerário e prioridades;
  • Garantir que os medicamentos sejam entregues de acordo com os horários acordados;
  • Zelar pela integridade dos medicamentos: embalagens limpas, secas, sem amassos ou danificados.

O atendimento por parte do entregador também deve estar em dia. Se for necessário, instrua o funcionário a seguir um roteiro como este:

  • Confirmar o nome do cliente e chamá-lo pelo nome;
  • Realizar a confirmação dos dados com o produto em mãos;
  • Verificar se a fórmula já foi paga e, em caso negativo, identificar a necessidade do cliente quanto à forma de pagamento;
  • Conferir o troco em caso de pagamento em dinheiro;
  • Instruir o cliente que, em caso de dúvidas como posologias e cuidados especiais, ele deve ligar para a farmácia;
  • Ser simpático e desejar sucesso no tratamento.

Durante a entrega é indispensável que o cliente perceba que o responsável está preparado para atendê-lo. Portanto, que ele esteja a par de informações da empresa, do estado dos medicamentos e dos canais a serem acessados se preciso for. Preze pela boa visibilidade dos equipamentos de entrega, todos adesivados e identificados, bem como o entregador e o produto.

O papel da entrega vai muito além do que um serviço a mais do seu negócio. Ele reflete se no compromisso que você tem com o seu cliente e resulta em sucesso - ou seja, mais vendas da Farmácia de Manipulação! Afinal, o cliente se sentirá cuidado e respeitado, enquanto sua farmácia fortalecerá sua credibilidade.

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