Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!
Importância da entrega nas vendas da Farmácia de Manipulação
Existem muitos fatores que, somados, tornam uma Farmácia de Manipulação completa. Infelizmente, apenas a qualidade dos produtos e do atendimento não basta: é preciso investir nos processos de entrega.
Queremos que as vendas da Farmácia de Manipulação evoluam, que o seu negócio cresça de maneira consistente. Por isso, vamos esclarecer melhor o assunto.
Vendas da Farmácia de Manipulação: Compra, entrega, marca
Juridicamente falando, a entrega de uma farmácia não pode ser terceirizada, como vemos comumente em outros setores. A responsabilidade por ela é toda da empresa, ou seja, do seu negócio.
É de extrema importância se atentar a essa parte do processo, pois o cliente não distingue a entrega do processo de compra ou da imagem da marca: se uma for ruim ou apresentar algum problema, consequentemente a outra parte também será afetada.
Para ter um bom processo de entrega é necessário contar com um profissional entregador que esteja alinhado à cultura e aos valores da empresa. É essencial que ele se sinta parte da organização!
O papel do entregador e seu impacto nas vendas da Farmácia de Manipulação
Primeiro de tudo, o funcionário deve estar bem integrado ao time e seguir algumas normas para que a entrega ocorra da melhor maneira possível. Entre elas:
- Realizar as entregas nas residências dos clientes, obedecendo a sequência de itinerário e prioridades;
- Garantir que os medicamentos sejam entregues de acordo com os horários acordados;
- Zelar pela integridade dos medicamentos: embalagens limpas, secas, sem amassos ou danificados.
O atendimento por parte do entregador também deve estar em dia. Se for necessário, instrua o funcionário a seguir um roteiro como este:
- Confirmar o nome do cliente e chamá-lo pelo nome;
- Realizar a confirmação dos dados com o produto em mãos;
- Verificar se a fórmula já foi paga e, em caso negativo, identificar a necessidade do cliente quanto à forma de pagamento;
- Conferir o troco em caso de pagamento em dinheiro;
- Instruir o cliente que, em caso de dúvidas como posologias e cuidados especiais, ele deve ligar para a farmácia;
- Ser simpático e desejar sucesso no tratamento.
Durante a entrega é indispensável que o cliente perceba que o responsável está preparado para atendê-lo. Portanto, que ele esteja a par de informações da empresa, do estado dos medicamentos e dos canais a serem acessados se preciso for. Preze pela boa visibilidade dos equipamentos de entrega, todos adesivados e identificados, bem como o entregador e o produto.
O papel da entrega vai muito além do que um serviço a mais do seu negócio. Ele reflete se no compromisso que você tem com o seu cliente e resulta em sucesso - ou seja, mais vendas da Farmácia de Manipulação! Afinal, o cliente se sentirá cuidado e respeitado, enquanto sua farmácia fortalecerá sua credibilidade.
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