Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!
Gestão de compras: Estratégia de impacto nos resultados da farmácia
O setor de compras, antes visto como uma área de funções rotineiras que buscava apenas conseguir preços baixos, é hoje compreendido como parte diretamente integrante dos processos logísticos do segmento magistral, envolvendo as necessidades das empresas, seleção de fornecedores e negociações que garantam estoques inteligentes, preços atrativos somados a qualidade.
Dessa forma, o setor de compras não implica mais em apenas comprar ou adquirir, mas passou a ser parte estratégica das empresas que buscam competitividade e sucesso no mercado.
A habilidade do setor de compras influencia diretamente o sucesso financeiro da empresa, sendo mesmo uma ferramenta indispensável para o êxito nos negócios.
O estoque da farmácia afeta o custo de produção, podendo trazer problemas, como a necessidade de um maior controle, além de despesas com pessoal e sua manutenção. Dessa forma, o setor de compras deve exercer a importante função de monitorar os níveis de estoque para que estejam sempre em equilíbrio.
Gerenciar com excelência o setor de compra é ser especialista em produtos:
- Coordenar o fluxo de matérias-primas, embalagens, industrializados e demais produtos da empresa, de modo que não aconteça nenhum desabastecimento e também não haja nenhum excesso de estoque;
- Negociar políticas de abastecimento com os diversos fornecedores, a fim de assegurar qualidade, prazo e preço;
- Desenvolver fornecedores e capacitá-los para atender as exigências e padrões estabelecidos pela empresa;
- Avaliar o desempenho dos fornecedores por meio de indicadores e propor plano de ação se for necessário;
- Pesquisar o mercado fornecedor em busca de algo inovador;
- Analisar junto com outras áreas da farmácia a previsão de vendas, para garantir que as compras sejam feitas com números o mais próximo da realidade.
- Avaliar programação de compras de matérias-primas e embalagens garantindo o estoque dos principais produtos e um preço competitivo e rentável
O que você precisa saber para manter um estoque de excelência:
1. Ciclo de vida do produto
O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é um modelo de como as vendas de um produto se comportam com o passar do tempo. Ele é utilizado como base para se tomar decisões em relação a um produto, por exemplo: devo investir em propaganda? Devo diminuir o preço? Devo sair deste mercado?
O Ciclo de Vida do Produto assume que todo produto passará por etapas definidas de seu lançamento até sua descontinuação:
Introdução, Lançamento, Maturidade e Declínio.
2. Curva ABC de produtos
A curva de experiência ABC é também conhecida como Análise de Pareto onde 80% dos nossos resultados estão relacionados com 20% dos nossos produtos. A Curva ABC auxilia na classificação dos itens em estoque de acordo com sua importância relativa.
- Produtos Curva A: São de alto giro e ocupam até 20% do estoque, garantindo 70% do faturamento;
- Produtos Curva B: produtos intermediários, com retorno e rotatividade médios, ocupando cerca de 30% do estoque e respondendo por até 20% do faturamento
- Produtos Curva C: itens menos importantes em termos de venda, correspondendo a até 70% do estoque e somente 10% do faturamento Estes itens podem variar em função das prioridades das farmácias nos percentuais descritos. Por isso, é preciso muita atenção na hora de realizar a análise.
É importante também que se levante a classificação ABC dos itens pelo valor mensal, isto é, o valor do consumo médio mensal, que é expresso da seguinte maneira: Valor Mensal = custo unitário x consumo médio mensal. Desta forma, o gestor saberá o impacto financeiro em suas decisões de compra como também fará a opção mais adequada para atendimento dos clientes. Com a utilização deste método, o processo de compra e conservação de matéria-prima será eficiente, serão reduzidos os pagamentos de fretes e haverá melhorias no abastecimento das filiais tanto de produtos acabados como de matéria-prima para a manipulação de produtos homeopáticos.
3. Custo do item comprado
É o custo de comprar ou produzir internamente uma unidade do produto final
O custo do pedido é a soma de todos os custos incorridos desde o momento em que o pedido é feito até o momento em que a mercadoria é estocada
Custo unitário de manutenção, relativo à estocagem de um determinado produto em um período de tempo, dividido em custo do capital e o custo de armazenagem
Custo de falta de estoques, associado à perda ou atraso da venda, perda da imagem e futuros negócios.
O serviço ao cliente inclui disponibilidade de estoques, rapidez na entrega, rapidez e assertividade no preenchimento de pedidos etc.
4. Tipos de estoque
- Estoque de matérias-primas
- Estoque de material de embalagens
- Estoque de produtos semi-acabados
- Estoque de produtos acabados
5. Pesquisa de Preço de mercado
Os produtos considerados da curva A (em torno de 50 matérias-primas) devem ter seus preços pesquisados em pelo menos três concorrentes a cada três meses. Os preços destes produtos devem ser acompanhados e alterados em função da pesquisa. Os preços da lista dos produtos da Curva A podem estar até 23 % mais caro que nos principais concorrentes. Acima deste percentual vale a pena um estudo mais apurado.
- Preço Mínimo ideal do medicamento manipulado: Acima de R$30,00
- Preço Médio ideal: Acima de 60,00
6. Como definir a compra de novos produtos
O mercado magistral tem disponibilizado muitos lançamentos simultâneos, o que não significa que temos de comprar todas as ofertas. Não podemos dar crédito ao mito de que médicos querem sempre novidades. Utilize sempre o bom senso!
Critério para definir a compra de novos produtos:
- Faça um “Plano de marketing para o produto”
- Avalie o ciclo de vida do produto que vai comprar
- Estime o quanto venderá no mês (fórmulas ou quilos) e evolução mensal de vendas
- Estabeleça metas de vendas: Unidades e R$
- Estabeleça a rentabilidade mínima para o produto
- Avalie como será produzido e o custo de produção
- Que garantia o fornecedor dará em relação ao estoque, evitando ter de descontinuar por falta do produto no mercado
- Avalie quais as especialidades médicas serão alvo do trabalho de visitação e a quantidade de médios que será envolvida para garantir um receituário que valha a pena o seu investimento
- Veja o prazo de vencimento do produto para evitar perda no estoque
- Avalie como será divulgado o produto e qual será o esforço promocional
- Programação de treinamento do novo produto para a visitação médica e vendedores de loja
Somente após a análise criteriosa dos itens acima você poderá decidir sobre a compra.
Muita cautela em feiras do segmento, evitando compras de ativos ou produtos por IMPULSO!
7. Como deve ser o estoque da farmácia
Dilema dos estoques:
- Manter níveis máximos e atender os clientes, sob o risco de maior aporte financeiro
- Manter quantidades mínimas para evitar imobilização dos recursos financeiros.
O sucesso financeiro da farmácia não depende apenas do volume geral de vendas, mas do quanto cada produto contribui para o seu lucro. Cada item vendido na farmácia contribui de alguma forma para o lucro geral. Conhecer esse dado é de extrema importância para o sucesso de seu trabalho.
Quanto comprar?
Para quanto tempo?
Quando comprar?
As empresas não podem imobilizar capital em grandes estoques, sob pena de sérios danos financeiros, além disso, é importante dimensionar a variedade dos itens em estoque, com atenção especial para matérias-primas mais caras e com vencimentos curtos.
Considerar a sazonalidade dos produtos também é um fator importante para reforçar o estoque de determinados medicamentos específicos para cada época.
Definição do volume de estoque
A Venda Média Semanal (VMS) é a quantidade média de saída de um produto na semana.
Estoque de segurança (mínimo) quantidade mínima do produto no estoque
= MVS X 2 + Quantos dias o fornecedor demora para entregar após o pedido
Portanto, a farmácia tem que ter a venda de duas semanas mais a venda estimada dos dias que o fornecedor demora para entregar.
Atualmente, a não ser que a frequência de abastecimento seja superior a uma semana, as farmácias não possuem estoques máximos de produtos acima de 30 dias de giro.
8. Previsão de compra
A previsão de demanda dos estoques pode se classificar em duas categorias:
- Quantitativa: São as informações que podem ser medidas de forma objetiva. São resultados de relatórios, contagens, anotações e registros - feitos manualmente ou por computador. Baseiam-se em médias de consumo nos últimos períodos.
- Qualitativa: São informações baseadas em tendências, sugestões de médicos, funcionários ou clientes, desejos, opiniões e sentimentos (portanto, são subjetivas)
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