Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!

7/12/17

10 ações para o Marketing Magistral no segundo semestre

O segundo semestre está recheado de datas comemorativas para o varejo aproveitar. As farmácias de manipulação também podem se beneficiar desse momento do mercado, aplicando estratégias de Marketing Magistral. Além das comemorações, essa etapa do ano também é caracterizada pela busca por cuidados ligados à saúde e beleza, com o objetivo de preparar o corpo para o verão.

Confira abaixo 10 ações muito interessantes, que podem movimentar ainda mais os seus negócios no segundo semestre.

1. Crie promoções para as melhores datas

Planeje ações específicas para algumas comemorações do ano. Faça uma lista dos produtos que mais combinam com tais ocasiões. Veja algumas datas:

  • 5/8 - Dia Nacional da Saúde;
  • 13/8 - Dia dos Pais;
  • 15/9 - Dia do Cliente;
  • 27/9 - Dia dos idosos;
  • 12/10 - Dia das crianças;
  • 18/10 - Dia do médico;
  • 24/11 - Black Friday;
  • 25/12 - Natal;
  • 31/12 - Ano Novo.

2. Crie diferenciais dentro da loja

Já falamos aqui sobre marketing experimental e o quanto ele pode ser benéfico à sua loja. Essa estratégia estimula as emoções e transforma o estabelecimento em um lugar de experiências. Algumas dicas: mantenha a loja perfumada, sirva água, chás ou cafés para seus clientes, coloque uma música relaxante, dê um gift surpresa - como uma massagem rápida. Enfim, crie algo que faça sua farmácia ser diferente da concorrência. Algo único e encantador.

3. Faça vendas um pouco mais agressivas

Tente vender combos de produtos e ofereça descontos. Treine sua equipe para ter um olhar sensível ao perfil do consumidor. Por exemplo, se o cliente entra na loja à procura de termogênicos, pois está fazendo uma dieta de perda de peso, fale sobre outros itens que também podem ser úteis, como é o caso dos fitoterápicos que combatem a compulsão alimentar. Demonstre seu conhecimento a respeito do tema, sem ser desagradável.

4. Busque novos prescritores

Você já parou para analisar a quantidade de prescritores que existe em sua região? Há sempre novas oportunidades e novas maneiras de aumentar o seu alcance. Invista em Visitação Médica intensa. Observe também a sua rede de contatos, seja do grupo de amigos, família ou associações. Em qualquer meio é possível fazer networking e gerar novos negócios.

5. Diversifique os produtos

Um dos grandes erros que pode ser cometido em vendas é insistir sempre nos mesmos produtos. Mantenha-se atualizado sobre as novidades no mercado, o que é tendência e quais produtos os influenciadores (celebridades, médicos, entre outros) estão usando ou indicando. Crie uma vitrine diversificada e prateleiras atrativas, com boa disposição de produtos.

6. Promova coquetéis e workshops

Coquetéis podem ser ótimas formas de atrair mais clientes para sua loja ou demonstrar um cuidado especial aos clientes que já são fiéis. Nesses coquetéis você pode promover workshops com temas relacionados à saúde, bem-estar e cuidados pessoais. Durante esses pequenos eventos uma boa ideia é realizar sorteios de produtos ou distribuir cupons de desconto.

7. Melhore o relacionamento com os seus prescritores

Envie amostra de produtos para nutricionistas, dermatologistas, nutrólogos, entre outros. É importante manter um contato próximo com esses profissionais. Além do envio de produtos, você pode solicitar feedbacks e opiniões sobre os ativos das fórmulas. Uma outra boa dica é enviar mimos em datas importantes, como o dia do médico, aniversário e fim de ano.

8. Crie parcerias com academias, SPA´s, clínicas de estética

Identifique em sua região quais estabelecimentos podem ser estratégicos para criar parcerias. As academias, SPA´s e clínicas de estética normalmente recebem o mesmo perfil de clientes - aqueles preocupados com a saúde, o visual e a manutenção da beleza. Você pode distribuir materiais de divulgação nesses estabelecimentos e, em troca, divulgar esses locais em sua própria loja. Ainda, criar descontos em produtos sem prescrição médica, caso o cliente tenha sido indicado pela rede de parceiros.

9. Recicle os conhecimentos de sua equipe

Mesmo que algumas pessoas do seu time não sejam farmacêuticas, é importante que elas tenham uma boa noção sobre as categorias de produtos disponíveis em sua farmácia. Tente enriquecer o conhecimento delas e orientá-las a prestarem atenção aos diferentes perfis de consumidores. Incentive sua equipe a explorar todas as possibilidades de venda com treinamentos cursos.

10. Faça pesquisas com os seus clientes

Uma das formas de adotar planos de ação ainda mais eficazes, é introduzir pesquisas com os seus clientes. Procure executar essa ação agora no início do semestre, para que você tenha como colocar em práticas novas estratégias e encerrar o ano com tudo!

Nós da L&L Consultoria contamos com a expertise necessária para trilhar as melhores estratégias e ações para que este segundo semestre tenha resultados superiores. Entre em contato conosco!