Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!

7/5/17

Marketing Experimental na farmácia de manipulação

Que tal começar a experiência já pelo lado de fora da farmácia?

Você já ouviu falar em Marketing Experimental? Ele é muito eficiente no varejo magistral, pois explora sensações que combinam com saúde, bem-estar, relaxamento, acolhimento e outras. Vale a pena investir nesse tipo de marketing e fazer da sua farmácia de manipulação um local único e envolvente.

Neste artigo você vai entender melhor o que é Marketing Experimental, quais são suas estratégias principais, quais linguagens você pode utilizar e exemplos de como aplicar em sua farmácia de manipulação.

O que é Marketing Experimental?

O Marketing Experimental trabalha com estímulos emocionais. E para que esses estímulos existam, é necessário recorrer a algumas estratégias que induzam os sentimentos, a empatia e agucem os 5 sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Ou seja, é transformar o momento da compra em uma experiência.

Quanto mais sensações, mais registro de memória. Dentro desse conceito, o estabelecimento comercial passa a não ser visto apenas como uma loja, mas sim como um local surpreendente, emocionante e inédito. Um local no qual são vividas experiências.

Esses estímulos sensoriais podem ser trazidos à tona de diversas formas: texturas, sons, aromas, sabores, cores, sinais, entre outros. Isso possibilita uma maior interação com a marca e, consequentemente, a construção de um relacionamento mais profundo com o cliente.

Estratégias do Marketing Experimental

As estratégias do Marketing Experimental podem ser aplicadas individualmente ou em conjunto, dentro de um planejamento. As três principais estratégias são:

Marketing dos sentimentos: Aqui a ideia é gerar experiências afetivas, apelar ao emocional. Isso pode ser feito por meio de histórias reais ou experiências impactantes que proporcionem alegria, nostalgia e acolhimento.

Marketing dos sentidos: O objetivo é aguçar os 5 sentidos. Há muitas maneiras de colocar em prática essa estratégia, por exemplo: oferecer um chá aromático, colocar uma música relaxante, conceder uma massagem rápida.

Marketing de identificação: Esse é o marketing que adota atitudes com o objetivo de gerar identificação. A marca pode assumir posicionamentos em relação a assuntos que não lhe pertencem diretamente, como a quebra de preconceitos e causas relacionadas à sustentabilidade. Esse comportamento contribui para que o consumidor crie empatia com a marca.

Linguagens do Marketing Experimental no varejo magistral

A comunicação dentro do Marketing experimental pode ser realizada de diversas formas e cada uma delas vai ter um objetivo específico. Veja abaixo:

  • Linguagem Oral: É a linguagem referente ao uso das palavras certas, do jeito certo de falar e do tom de voz. Na farmácia de manipulação, é muito importante que os vendedores tenham uma postura que gera confiança, transmitindo a essência do negócio, que é cuidar da saúde.

 

  • Linguagem Climática: Refere-se ao clima da loja. Isso inclui a temperatura correta do ar condicionado e o conforto em geral. Você pode perguntar ao seu cliente se ele acha que o clima está agradável. É uma forma de demonstrar cuidado.

 

  • Linguagem Visual: As cores podem expressar muitas emoções e têm significados diversos. Dentro da farmácia, as cores a serem escolhidas devem ser aquelas que transmitem calma, higiene e relaxamento.

 

  • Linguagem Sinalética: Os sinais de localização dos produtos, assim como avisos sobre forma de pagamento e banners, devem ser planejados adequadamente com o objetivo de facilitar a compra. Para a Farmácia de Manipulação é fundamental que a sinalização seja de fácil entendimento, pois é um ambiente também frequentado por pessoas debilitadas e doentes.

 

  • Linguagem Aromática: O olfato cria sensações e envolve o cliente em uma atmosfera de bem-estar. Na farmácia de manipulação, o aroma ideal é o que transmite higiene, frescor e limpeza. Exemplos de bons aromas dentro desse segmento: menta e florais.

 

  • Linguagem Proxêmica: A comunicação proxêmica diz respeito ao modo que usamos o espaço, à maneira pela qual nos movemos em relação aos outros. Ambientes amplos, sem móveis que atrapalhem a passagem, criam a sensação de saúde e qualidade de vida.

 

  • Linguagem Gustativa: O sabor está associado fortemente a “prazer” ou “desprazer”. Você pode oferecer chás, sucos funcionais, barra de cereais, água, entre outros. Essa é outra forma de acolher bem o seu cliente dentro da loja.

O Marketing Experimental pode ser um grande diferencial no seu negócio.
Entre em contato conosco e saiba melhor como aproveitar essas e outras ações em sua farmácia de manipulação.