Gestão da Farmácia de Manipulação voltada para resultados de vendas!

6/21/17

5 desafios de comunicação das farmácias de manipulação

Atuar no Setor Magistral exige uma série de cuidados e responsabilidades que também se aplicam à comunicação das farmácias de manipulação e ações estratégicas. É preciso transmitir credibilidade mas, ao mesmo tempo, criar e demonstrar diferenciais que chamem a atenção do consumidor.

Há algumas questões que tornam o processo incerto: Como anunciar medicamentos, sendo que é proibido estimular seu consumo? Como falar de ativos e matérias-primas de modo claro para o público leigo? Quais produtos escolher para divulgar? Quais são as melhores mídias nas quais investir? Como posso vender pela internet?

Tudo isso precisa ser muito bem resolvido na etapa do planejamento. Caso contrário, a comunicação apresentará uma série brechas que pode colocar por água abaixo todos os esforços.

Confira a seguir e fique atento aos desafios de comunicação comuns enfrentados pelas Farmácias de Manipulação.

1. Público-alvo

Muitas vezes o negócio já está em andamento, mas não se tem o conhecimento de quem é o seu público-alvo. No decorrer do tempo é possível até que o perfil dos principais clientes mude, o que deveria servir para repensar o foco das ações. Quando há conflitos com relação a este tópico, a comunicação fica prejudicada, pois ela perde o norte, assim como a própria farmácia, que se torna dispersa e encontra muitas dificuldades ao pensar em novas estratégias.

2. Posicionamento na internet

Para muitos negócios a internet é um território totalmente novo, já que nunca foi realizada nenhum trabalho de presença digital. A resistência frente a isso pode vir da falta de compreensão sobre como seria possível para uma farmácia de manipulação se posicionar no meio online levando em conta todas as especificidades magistrais. Além disso, gestões mais conservadoras tendem a "desconfiar" de mídias com as quais não estão acostumadas.

3. Conteúdo contínuo

O que postar nas redes sociais? Como alimentar o site/blog continuamente? Como manter os seguidores sempre por perto? A produção de conteúdo relevante não é uma tarefa simples. Exige uma pessoa dedicada aos canais que, na maioria das vezes, não pode ser alguém da própria farmácia, dados aos seus afazeres habituais que já ocupam bastante tempo. É muito comum ver páginas abandonadas, sem atualizações ou uma gestão que não estimula o engajamento do público. Além de tudo isso, ainda tem a questão do vocabulário magistral, que nem sempre está devidamente alinhado.

4. Comunicação Visual

A identidade do negócio deve ficar clara na Comunicação Visual. Cores, formas e outros elementos específicos devem facilitar a identificação da marca. Isso se aplica desde o logotipo até os materiais de divulgação e ponto de venda. Contudo, por falta de orientação, diversas farmácias subestimam a força dessa ferramenta. Outras, apesar de a reconhecerem, encontram dificuldade na produção dos materiais, tanto no planejamento deles quanto no prazo para que possam ser utilizados/veiculados de modo vantajoso.

5. Elaboração de promoções

Pensar em ações que alavanquem vendas deve ser um esforço constante e não apenas em uma data ou outra. Quando a própria farmácia se encarrega de suas estratégias, o processo, em geral, fica falho, pois além da falta de expertise, não sobra tempo para se dedicar a elas.

Tendo em vista esses e outros desafios de comunicação das Farmácias de Manipulação, a L&L Consultoria oferece toda a estrutura de uma agência dedicada para realizar lançamentos de produtos, rótulos, sites e conteúdos para redes sociais, tudo em conformidade com o vocabulário magistral e a legislação.

Entre em contato conosco e saiba mais!